Nosso adeus a Geraldo Pinho

09.11.21 - 17H40

Geraldo Pinho se foi na manhã da terça-feira, dia 9 de novembro. É importante relembrar seus feitos, sua gentileza e paixão pelo cinema. De 1993 até 2002, atuou como programador e administrador do Cineteatro do Parque. Numa época em que os cinemas de shopping esvaziavam os cinemas de rua, Geraldo recuperou o público ao construir uma programação sempre diversificada e atrativa.

"O Cineteatro do Parque sempre foi um equipamento iniciador. As pessoas que vinham estudar no Recife, vinham do interior, de outras cidades, a iniciação deles em cinema, teatro, música era no Parque. Um teatro que tem uma importância cultural enorme na cidade", disse em entrevista ao podcast CineRua, em janeiro deste ano. No final de 2020, ele chegou a reencontrar, com muita emoção, o Parque recém restaurado, reformado e entregue à cidade.

A equipe do Teatro do Parque faz coro às palavras de Luiz Joaquim, amigo de Geraldo e chefe do setor de audiovisual da Fundação de Cultura da Cidade do Recife: "Geraldo Pinho era um gigante em todos os sentidos, não apenas na sua competência em administrar uma sala de cinema e oferecer, por ela, amor em forma de filmes para toda uma sociedade. Ele era também um gigante da delicadeza, gentileza, discrição e generosidade. Não dá para comensurar o tanto de gente que ele influenciou, seja no campo do audiovisual ou não, com o seu trabalho e com a sua forma de encarar os desafios. O Teatro do Parque agradece pelo tanto que ele ajudou a engradecer esse espaço". Geraldo faleceu aos 70 anos de idade e deixa um legado imenso para o cinema pernambucano.


Compartilhe