JGE Conecta se despede do Parque

28.01.21 - 16H47


Platéia aguardando o espetáculo O Botequim da Elizeth Cardoso, no domingo (24). Foto: JGE Conecta/Divulgação

Um mês inteiro de atrações artísticas. Essa é a proposta do Janeiro de Grandes Espetáculos, que neste ano chegou a sua 27ª edição. Neste ano atípico de pandemia, o já tradicional festival passou por reformulação, com maior parte da sua programação sendo transmitida pela internet. Porém, os teatros da capital pernambucana não deixaram de ser ocupados com muita dança, teatro e música – e o Teatro do Parque foi um deles.

Mesmo o Parque tendo capacidade total para 800 pessoas na plateia, esse quantitativo foi diminuído a fim de respeitar as medidas de segurança sanitária contra contaminação pelo novo coronavírus. Dessa forma, apenas 150 ingressos por apresentação foram disponibilizados, com a venda sendo preferencialmente feita através da plataforma Sympla, evitando, assim, aglomeração na bilheteria. Além disso, os assentos na plateia foram demarcados para que o distanciamento social fosse respeitado.

Ao todo, foram cinco apresentações presenciais na palco do Parque, que trouxeram 367 pessoas para prestigiar. A programação abriu no sábado, 09, com o espetáculo de dança Cavalo, que veio direto de Petrolina, e cujo diretor e coreógrafo, Jailson Lima, foi um dos homenageados pelo festival este ano. Na semana seguinte, na quinta, 15, foi a vez do show Viva Pernambuco 20 Anos encher o teatro com muita música, embalada pela voz do cantor André Rio. Também teve espaço para o público infanto-juvenil, com o belíssimo espetáculo O Espelho da Lua, apresentado no domingo, 17, à tarde. Já trazendo o tom de sátira, humor e reflexão, a peça Ópera D'Água ocupou a área externa do aparelho cultural, sendo montada e encenada no jardim.

O encerramento da programação foi com o animado Botequim da Elizeth Cardoso, trazido pela associação Amorans-PE; um teatro que mescla música, dança e encenação para contar a história de personalidades do samba. A apresentação contou com momento para homenagear Fabiana Mello Oliveira, estudante de psicologia e militante no movimento pelas pessoas trans e travestis. Em discurso inspirador, Fabiana trouxe uma mensagem de força para aqueles e aquelas que sofrem numa sociedade gerida pela cisgeneridade impositiva. "Estamos aqui, em mais um ano, revolucionando essa estrutura cis-hétero-normativa-terrorista e transfóbica. Sabe como? Nos mantendo vivas", assim ela começou sua fala.

Encerramento do JGE Conecta - Fechando a programação geral do Janeiro de Grandes Espetáculos 2021, haverá transmissão ao vivo de apresentações de encerramento. Realizadas no palco do Teatro do Parque, a partir das 19h, é possível conferir show de Diva Menner com tributo à Elza Soares, Festa Eslovaco Pernambucana e entrega do prêmio Copergás de Teatro, Dança, Circo e Música a 20 pessoas, projetos, instituições, iniciativas, movimentos culturais e sociais que se destacaram e contribuíram para a arte em 2020. Assista aqui.

Confira em nossa galeria os registros do festival - Fotos JGE Conecta


Compartilhe